Em nova reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), do Banco Central, a taxa Selic permaneceu, pela segunda vez seguida, em 2% ao ano. Tanto o consenso de mercado quanto as estimativas da equipe de Economia da XP já apontavam para a manutenção dos juros brasileiros nesse patamar.
Apesar de haver espaço inflacionário para mais cortes, o próprio BC vem sugerindo nos últimos comunicados que é preciso ter “prudência” no contexto atual por causa da instabilidade e das incertezas em relação ao manejo fiscal da economia, principalmente depois de uma pandemia que fez os cofres públicos se abrirem mais do que o esperado. A perspectiva dos economistas da XP é de manter a Selic em 2% ao ano até o final de 2021.
Bom cenário para dividendos em ações
Diante dessa nova realidade do Brasil, de manutenção de juros baixos, a Bolsa de Valores se torna ainda mais atrativa para os investidores que buscam maiores rentabilidades para os seus investimentos. Além da maior alocação dos investimentos na bolsa, em busca de maior rentabilidade, as taxas de juros mais baixas também têm efeitos positivos diretos para as companhias, como a redução no custo de suas dívidas e incentivo para os investimentos.
Em 2020, o rendimento dos dividendos das empresas do índice Ibovespa já supera a taxa básica de juros brasileira (Selic), o que significa uma atratividade ainda maior da Bolsa, considerando apenas o seu yield atual. Adicionalmente, na situação individual de cada empresa, as oportunidades podem ser ainda maiores.
Nesse sentido, os rendimentos de dividendos acima da taxa de juros para algumas empresas são vistos como uma boa oportunidade pois os investidores possuem uma “garantia” de retorno, além de seus possíveis ganhos com a performance da ação. Ou seja, além da possibilidade de ganho de capital, o investidor conta também com uma rentabilidade adicional na forma de proventos.
Dessa forma, listamos as 25 ações na nossa cobertura que podem pagar um dividend yield (rendimento dos dividendos) acima dos 2% ao ano da taxa Selic, no próximo ano. Confira:
Os setores bons pagadores de dividendos
Elétricas e bancos são setores que se destacam como bons pagadores de dividendos. O setor elétrico destaca-se como um dos principais pagadores de dividendo por definição, tendo em vista que se trata de um setor regulado com um certo grau de previsibilidade.
Os grandes bancos apresentam altos lucros e uma política que proporciona o pagamento de proventos. Apesar disso, esperamos uma remuneração baixa em 2020 devido ao limite regulatório de 25% de payout, mas aumentando, pois acreditamos que os bancos não poderão empregar grandes quantidades de capital incremental com taxas de retorno muito altas durante um período prolongado. Como resultado, esperamos um alto dividend yield já a partir de 2021.
Por fim, há tambem empresas de diferentes setores possuem elevada distribuição de dividendos devido à política de dividendos de cada companhia.
Fonte: XP Investimentos